Palestrantes

Fernando Cocchiarale (RJ)
Crítico de arte, pharmacist professor de estética do Departamento de Filosofia e do curso de especialização em História da Arte e Arquitetura do Brasil, clinic na PUC-Rio, e professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Luiz Camillo Osorio (RJ)
Doutor em Filosofia pela PUC-Rio, atualmente é professor do Departamento de Filosofia da mesma universidade e está licenciado da UNIRIO. Atua na área de Estética, Teoria e História da Arte. Desde setembro de 2009, é curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Marcos Gallon (SP)
Cursou Filosofia na PUC-SP. Bailarino e coreógrafo, trabalhou em várias cias. de dança e de 1997 a 2001 desenvolveu projetos de dança contemporânea junto a grupos de dança e performance, em Berlin. Em 2003 e 2004 desenvolveu o projeto Corpo de Baile. Em 2005, participou da criação do projeto Verbo, na Galeria Vermelho, SP, evento que produz até hoje.

Nayse Lopez (RJ)
É jornalista, crítica de dança, editora do www.idanca.net e curadora do Panorama Festival no Rio.

Fábio Ferreira (RJ)
Pós-graduado em História Social da Cultura pela PUC-Rio e doutorando em Teoria Literária pela USP. É diretor de teatro, pesquisador, professor universitário e produtor cultural. Foi criador e diretor-geral do Rio Cena Contemporânea (1996-2008).

Otávio Donasci (SP)
Mestre em Artes pela USP. Atualmente é professor de Artes do Corpo da PUC-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: videoperformance, educação superior, teatro contemporâneo, instalação multimídia e videocriaturas.

Lucio Agra (SP)
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atualmente é professor adjunto em Comunicação e Artes do Corpo (habilitação em performance) na mesma instituição. Tem experiência em temas como poesia e poética, novas tecnologias, performance e artes do corpo e vanguardas.

Paulo Bruscky (PE)
Artista, ativista e renomado arquivista, trabalha com diversas mídias, que incluem desenhos, performances, happenings, copy art, fax-art, arte postal, intervenções urbanas, fotografia, filmes, poesia visual, experimentações sonoras e intervenções em jornais, entre outras experiências.

Yuri Firmeza (CE)
Graduado em Artes Visuais pela FGF, é artista visual, tendo realizado exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior. Ganhou, em 2009, o Prêmio Marcantonio Vilaça. Foi integrante do programa Bolsa Pampulha em 2008 e participou do Rumos Itaú Cultural em 2006.

Solon Ribeiro (CE)
Artista visual, professor e curador, formado em Comunicação e Arte pela L’École Superieure des Artes Décoratifs, em Paris. Em suas atividades, busca mostrar a relação entre a fotografia, a cenografia, a instalação e a performance.
É autor do livro Lambe-Lambe, Pequena História da Fotografia Popular.